segunda-feira, 9 de abril de 2012

História da filosofia


segunda-feira, 9 de abril de 2012

1- Em quantos períodos se divide a história da filosofia?
2- O que significa dizer que a filosofia antiga é cosmocêntrica?
3- Por que afirmamos que a filosofia medieval é teocêntrica?
4- Em que sentido a filosofia moderna é antropocêntrica?
5- Como você definiria  filosofia contemporânea?
6- O filme "Fúria de Titãs" aborda elementos da mitologia, da filosofia ou da ciência? Por que?
7- Qual a diferença entre as três formas de conhecimento acima mencionadas?
8- Dê uma definição para filosofia patrística.
9- Como você relacionaria política brasileira e ética?
10- Como você acha que a filosofia iluminista interpretaria a seguinte mensagem:
"Se Deus e os valores, diferentemente do bem e do mal, permanecerem na escuridão, então todas as outras iluminações que nos dão um poder tão incrível, não são apenas progresso, mas são ao mesmo tempo ameaças que nos colocam em perigo, nós e o mundo", advertiu o Papa, que centrou sua homilia na "luz" da ressurreição de Cristo."
11- O que foi o período helenístico e quais são as filosofias dessa época?
 
RESPOSTA !
 
1. 7 PERÍODOS - Os Pré-Socráticos, Clássico, Pós-Socrático, Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea.
2.Cosmocentrismo: Crença que explica que tudo aconteçe por conta da ação dos cosmos.
3.O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenças e superstições. A partír daí tudo começou a ser explicado que existia ou aconteçia porque Deus quis.
4. Pois a filosofia moderna ela está intimamente ligada com a crença em Deus, sendo que as idéias dela tambem são em formatos de histórias e fábulas, muito pareçido com os textos que os religiosos escrevem pondo a resposta de algo em Deus, hoje em dia tanto a filosofia estuda (em outro campo) a religião como tambem a forma de pensar logicamente
5. O conhecimento amplia-se e faz surgir um novo objeto de estudo, o próprio homem. Cada época abrange uma corrente de pensamento, juntamente com seus respectivos conceitos e pensadores. Entre os filósofos idealistas estão Descartes, Kant e Hegel. Já na tradição racionalista pós-cartesiana temos Pascal, Spinoza, Guilherme de Occam e Leibniz. No palco inicial do empirismo moderno os principais representantes são: Francis bacon, Locke, Berkeley e Hume. Dentro da filosofia política destacam-se os seguintes filósofos: Aristóteles, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Engels, Maquiavel, Voltaire, Fichte, dentre outros. Já no positivismo temos Augusto Comte. O representante da crítica ao positivismo é Bérgson. Dentro da filosofia das Ciências ou Epistemologia temos como representante Bachelard. A concepção de materialismo tem como representante Karl Marx.
Nas primeiras décadas do século XX, o mundo estava em crise. A filosofia também. Diversos pensadores passam a questionar o sentido da vida humana. Surge, assim, a tendência existencialista.
6.Mitologia pois ele aborta seres míticos e histórias míticas em que esses seres míticos estão inseridos nessas histórias míticas.
7. Mitologia: Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis.
Filosofia: de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais.
Ciencia: refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.
8. é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres da Igreja, os primeiros teóricos e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.
9.Uma vai contra a outra, quanto mais pesquisamos sobre a política brasileira, suas leis e o que ela faz mais nós vemos que ela se distancia da ética e moralidade.
10. Os iluministas crêem que o homem morre e nasce várias vezes e a igreja neste relato acabou de ir contra essa idéia dizendo que ela deveria ser extinta, o que por si só ja poderia ir contra a doutrina espírita.